Loading...

sábado, 7 de maio de 2011

Sesi 7 Ano-Fungos-19/04/2011

FUNGOS E O AMBIENTE

   Os fungos são importantes decompositores.Eles se alimentam de substâncias orgânicas de folhas mortas,de cadáveres e de outros resíduos orgânicos que se encontram no solo e na água. 
   Fungos parasitas de animais,como aqueles que se instalam em nosso corpo e causam a frieira,a micose,a candidíase(o popular"sapinho") e outras moléstias semelhantes.
   Por terem características próprias,que não são encontradas em outros seres vivos,os fungos foram classificados em um reino só deles,o reino Fungi.
   Observando um cogumelo ou um pouco de mofo ao microscópio,veremos que o corpo dele se compõe de um conjunto de filamentos,as hifas.Elas estão entrelaçadas e formam o micélio,um conjunto que lembra uma minúscula teia de aranha.
   O corpo dos fungos não é constituído apenas pela parte visível dos cogumelos,que tem muitas vezes a forma de um guarda-chuva.As hifas do fungo penetram na matéria orgânica ou no corpo de organismos mortos digerindo e absorvendo essas substâncias.
                        Pleurotus spp

REPRODUÇÃO DOS FUNGOS:

     Os fungos geram células microscópicas,os esporos,que podem ser levadas pelo vento.Os esporos dos cogumelos são produzidos na parte visível do fungo,conhecida como corpo de frutificação.Quando um esporo cai sobre a matéria orgânica,como uma fatia de pão ou uma fruta,ele se multiplica,originando hifas,que se ramificam e pentram no material.

CONHEÇA MELHOR ALGUNS FUNGOS :

    Cogumelos e orelhas-de-pau são fungos bastante comuns.Alguns,como o Agaricus campestri(conhecido pelo nome francês de champignon)são comestíveis.
    O bolor preto é um fungo bastante familiar.Ele cresce na superficie de alimentos úmidos e os destrói.

                                                Orelha -de- pau


                                                       Cogumelos frescos

                                           Bolor preto de pão

      O levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae)é um fungo unicelular que obtém energia por fermentação,e,nesse processo,transforma o açúcar naturalmente presente nos alimentos em álcool e gás carbônico.Por isso é utilizado na produção de álcool e de bebidas alcoólicas,como o vinho e a cerveja.
      O levedo de cerveja encontra-se no fermento biológico de padaria e é utilizado na produção do pão:o gás carbônico produzido na fermentação faz a massa crescer e ficar leve e macia.Com o calor do forno,o fungo morre,e o álcool e o gás carbônico produzidos na fermentação evaporam.

                                                          Levedura de cerveja
    
     O fungo que produz a penicilina,o primeiro antibiótico decoberto.Os fungos desse gênero são empregados também na produção de certos queijos,como camembert e o roquefort

 LIQUENS:

     Os liquens apresentam-se em várias formas e cores;às vezes lembram pequenas plantas.Crescem sobre o solo,rochas ou troncos de árvores,tanto nas regiões quentes dos desertos quanto nas regiões geladas.
     Mas os liquens não são plantas,e sim associações entre fungos e algas verdes(clorofíceas) ou entre fungos e cianobactérias(cianofíceas)
     A associação entre fungos e algas permite que o líquen cresça em locais onde outros seres vivos não sobrevivem.Por isso dizemos que os liquens são seres colonizadores:são eles,em geral,os primeiros organismos a se instalar em regiões sem vida.
     Pedaços de liquens levados pelo vento(ou pela água ou por animais)chegam,por exemplo,a uma rocha,onde se instalam e começam a se reproduzir,ocupando áreas cada vez maiores.


                                                   Liquens e musgos



                                         Liquens


MICOSES:
   
      Os fungos podem se reproduzir rapidamente e provocar infecções,as chamadas micoses.O uso de antibióticos,o calor e o acúmulo de suor de umidade favorecem a instalação de micoses.
      As micoses mais comuns ocorrem na pele,no cabelo,na unha e nos pelos.A micose mais conhecida como tinha do pé ou pé-de-atleta,que se instala entre os dedos dos pés,causando vermelhidão e,as vezes,formação de bolhas.



     Já a candidíase,provocada pelo fungo Candida albicans,pode afetar a pele e as mucosas da boca(causando o popular "sapinho")ou da vagina.

                                           Candida albicans
     Como os fungos se desenvolvem melhor no calor e na umidade,após o banho,exugue-se bem,principalmente entre os dedos dos pés e na virilha.Evite emprestar ou pedir emprestado chuteiras,sapatos,meias e calções e procure não ficar tanto tempo de tênis.(Se estiver em casa,use um chinelo)É conveniente também alternar os sapatos de um dia para o outro.Se observar coceira,descamação ou pequenas vesículas na pele,em especial nos pés,ou mudança na pele,procure o médico.

Um comentário:

  1. Parabéns seu post' sobre os fungos ficaram otimos pois em um pequeno texto vc, conseguiu falar um pouco de cada tipo de fungo com clareza.

    ResponderExcluir